OBESIDADE INFANTO JUVENIL DEVE SER COMBATIDA JÁ

19 de novembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: OSTEOPOROSE EM SE TRATANDO DE UMA MOLÉSTIA SILENCIOSA

MUITAS VEZES O DIAGNOSTICO SÓ É EFEITO DEPOIS DO FATO CONSUMADO, QUANDO NA VERDADE A OSTEOPOROSE DEVERIA SER UM DIAGNOSTICO PREVENTIVO.

A OSTEOPOROSE não causa sintomas e pode existir por anos sem que a pessoa saiba, a não ser que ocorra uma fratura e na investigação se descubra que a pessoa tem osteoporose. Muitas vezes ocorrem fraturas que não são detectadas por anos.  osteoporose pode escapar a detecção até anos mais tarde.
Alguns dos sintomas que as pessoas têm quando sofrem fraturas: Fraturas da coluna vertebral (vértebras) podem causar dor em faixa que irradia para a frente. Com o passar dos anos, as várias fraturas da coluna podem causar dor lombar crônica, bem como perda de altura ou encurvamento da coluna, que dá ao indivíduo uma aparência curvada, geralmente chamada de corcunda , atualmente, existem terapêuticas de compensação através de preenchimento da vértebra por substâncias que diminuem esta curvatura da coluna na osteoporose, fazendo com que a vértebra compense em parte sua deformação.
Na OSTEOPOROSE uma fratura que ocorre durante o curso da atividade normal é chamada de fratura de um pequeno trauma ou estresse. Por exemplo, alguns pacientes com osteoporose desenvolvem fraturas dos pés durante a caminhada ou pisando torto. Na OSTEOPOROSE Fraturas de quadril ocorrem tipicamente como resultado de uma queda. Com a osteoporose, as fraturas de quadril podem ocorrer como resultado de acidentes triviais. As fraturas do quadril podem ser difíceis de curar, após a reparação cirúrgica, por causa da má qualidade óssea na OSTEOPOROSE.

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologista - Neuroendocrinologista
CRM:20611

Dra Henriqueta Verlangieri Caio
Endocrinologista - Medicina Interna
CRM:28930


Como Saber Mais:
1. Porque a falta de homônio faz tanto efeito na osteoporose?
2. Osteoporose esta ligada somente a idade ou tem outro aspecto que a influência?
3. Quando devo começar a fazer reposição hormonal?

Referências Bibliográficas:
1.The Osteoporosis Handbook, Sydney Lou Bonnick,MD.,F.A.C.P, Every Womans's Guide to Prevention and Treatment. Dallas-Texas.
2. Preventing Osteoporosis by Kenneth H. Cooper,MD.,M.P.H., New York:Bantam.
3. The Complete Sports Medicine Book for Women by Mona Shangold,M.D., and Gabe Mirkin, M.D. New York: Simon & Schuster/Fireside.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz