OBESIDADE INFANTO JUVENIL DEVE SER COMBATIDA JÁ

25 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NUTRIÇÃO - O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES ESTÁ EM ASCENSÃO,


DIVERSAS PESQUISAS TEM ACONSELHADO AS PESSOAS QUE FAZEM EXERCÍCIOS OU SE ALIMENTAM MAL, ASSIM COMO NA DEFICIÊNCIA DAS PESSOAS NA MELHOR IDADE, BEM COMO TOMADO CORRETAMENTE NÃO AUMENTA O IMC, NEM CAUSAM AUMENTO DE PESO, SOBREPESO, OBESIDADE OU OBESIDADE INTRA ABDOMINAL, O CÁLCIO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE DOS OSSOS E REDUZ O RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA OSTEOPOROSE.


Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos. É indicado quando a pessoa não consegue ingerir quantidades suficientes através da alimentação, principalmente quem por força da profissão como de forma irregular e deficientemente, e nem por deixar de comer, não ganharam peso, sobrepeso, obesidade, ou obesidade intra abdominal. O consumo de quantidades adequadas de vitaminas e minerais é pouco freqüente na população. 
Além dos grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, adolescentes e portadores de enfermidades específicas, as deficiências também podem se instalar na população considerada saudável, principalmente em razão da má alimentação e outros fatores ambientais como o estresse, fumo, consumo de álcool, excesso de açucares e medicamentos, que aumentam a utilização e/ou a perda de nutrientes pelo organismo. O consumo de suplementos alimentares é alto, sendo que, mais da metade dos adultos tomam suplementos. Aumentou consideravelmente em adultos com mais de 20 anos, sendo que os vitamínicos são os mais utilizados entre os homens e mulheres. Já as mulheres com mais de 60 anos aumentou o consumo de suplementos de cálcio comparado há alguns anos atrás. O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e reduz o risco para o desenvolvimento da osteoporose. A suplementação da vitamina D também aumentou assim como o cálcio é essencial para a saúde dos ossos e reduz o risco para o desenvolvimento da osteoporose. Nos últimos anos, muitos estudos têm relacionado deficiência de vitamina D a uma série de problemas de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. muitas vezes chamado de "vitamina do sol", porque o nosso corpo produz vitamina D quando expostos ao sol, também é encontrado no leite e alguns outros alimentos. É importante comentar com os profissionais de saúde sobre o uso de suplementos alimentares para avaliar o estado nutricional, se realmente precisa e também para não ultrapassar a dosagem de segurança. Estes aumentos são em parte devido à crise econômica. mais pessoas estão se automedicando com vitaminas e outros suplementos, por isso os números são maiores.
É importante o controle do uso de suplementos alimentares para se certificar de que não está ultrapassando acima das quantidades recomendadas e não atingindo os limites máximos de ingestão de qualquer vitamina ou mineral. O limite superior se refere ao nível máximo de ingestão que é considerado seguro. Quando se trata de suplementos deve-se ter moderação e não exagerar, pois dependendo da qualidade da alimentação já consegue atingir a quantidade ideal. Por isso é necessário pedir a ajuda de um profissional para determinar que tipo de suplemento deve-se ser consumido.


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.    É importante o controle do uso de suplementos alimentares?
2. Os suplementos alimentares fornecem nutrientes? http://metabolismocontrolado.blogspot.com/

3. É importante avaliar o estado nutricional? 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Jaime Gahche, MPH.; Epidemiologista da nutrição, do CDC, National Health and Nutrition Examination Survey / Planejamento Branch, National Center for Health Statistics, Bethesda, Md. Tod Cooperman, presidente do MD, ConsumerLab.com, White Plains, NY
Centro Nacional para Estatísticas da Saúde: "Os dados do NCHS Breve n º 61," Abril de 2011.Comunicados de imprensa, a National Institutes of Health. Survey, associação americana de aposentados e do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
 

http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz